Estatuto editorial


O Ponto e Vírgula é um jornal diário online multimédia, independente e livre que disponibiliza informação diversificada, com caráter local e regional.

O Ponto e Vírgula procura a verdade e subordina-se aos factos, regendo-se por critérios de rigor e imparcialidade no tratamento da matéria informativa.

O Ponto e Vírgula assume a sua independência institucional, ideológica, política e económica na seleção e tratamento dos conteúdos que apresenta aos seus utilizadores.

O Ponto e Vírgula não perfilha qualquer programa político mas tem um olhar sobre o país e sobre o mundo.

O Ponto e Vírgula é concebido, redigido e produzido por jornalistas profissionais, que se comprometem a respeitar os direitos e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.

O Ponto e Vírgula orienta-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.

O Ponto e Vírgula quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente ao nível local, valorizando a controvérsia e a discussão franca e descomplexada.

O Ponto e Vírgula dirige-se a um público de todos os meios sociais e de todas as profissões.

O Ponto e Vírgula procurará fórmulas atrativas e pertinentes de apresentação da informação, mas dispensando o sensacionalismo e artifícios que firam a ética jornalística.

O Ponto e Vírgula estará na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores.