-
Estarreja e Ovar juntam-se para criar Rede de Cidades de Carnaval Estarreja e Ovar juntam-se para criar Rede de Cidades de Carnaval
20 novembro de 2017 | 20h10 | Jorge Costa
Está em curso a criação de uma Rede de Cidades de Carnaval na Região Centro. O projeto, que partiu da autarquia de Estarreja, agrega ainda as cidades de Ovar, Figueira da Foz, Mealhada e Torres Vedras e pretende criar uma marca turística associada a esta tradição.
carnavalFOTO: C.M. Estarreja / ArquivoOs municípios de Estarreja e Ovar integram o projeto pioneiro que pretende criar uma Rede de Cidades de Carnaval na Região Centro. Nesta rede participam também as cidades da Figueira da Foz, Mealhada e Torres Vedras.A proposta foi lançada pelo município de Estarreja, como confirma a vereadora da cultura do concelho Isabel Pinto. “O objetivo é criarmos uma marca turística, atendendo às especificidades que cada Carnaval tem para podermos alavancar este roteiro”, esclarece.Isabel Pinto acredita que esta junção de forças pode “impulsionar o turismo na zona centro” e trazer oportunidades comerciais e económicas. “Juntos podemos potenciar oportunidades de financiamento, sejam elas a nível nacional, como a nível europeu”, assegura.DAR OUTRO TRATAMENTO AO CARNAVALPor seu lado, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, reitera as palavras da sua congénere, recordando que “esta é uma festa que envolve um investimento muito grande e há necessidade de buscar financiamentos para tudo isto”. “O Carnaval nestas terras é uma manifestação cultural que tem um papel muito importante no território e até no movimento associativo e comunitário”, recorda.O vereador acredita que esta rede pode aumentar o número de visitantes, uma vez que “suporta várias redes de trabalho, dando mais relevância aos nossos eventos e desenvolvendo um produto turístico integrado”. Alexandre Rosas admite que “numa altura em que o turismo da zona centro tem ganho diversos prémios, há que captar sinergias com o objetivo comum de dar outro tratamento ao Carnaval”.O responsável pela Cultura na autarquia vareira confirmou ainda que o memorando, onde constam os objetivos e as ações desta rede, será assinado pelos elementos das cinco autarquias no dia 30 de novembro em Ovar.