I Gala do Orçamento Participativo de Ovar
I Gala do Orçamento Participativo de Ovar
25 novembro de 2014 | 18h23 |
João Filipe Oliveira
economia
FOTO: Manuel Vitoriano
No Centro de Arte de Ovar celebrou-se, no passado domingo, o Orçamento Participativo de Ovar 2014. Uma forma de reconhecer a mobilização da população no que toca não só ao envio de propostas mas também à votação massiva que em muito orgulha o município.
“Estávamos à espera que a votação chegasse aos 10%, mas nunca esperámos que chegasse a 14 mil votos. É um valor muito grande e é um motivo de enorme satisfação. A comunidade de Ovar está toda de parabéns, pois isto revela um amadurecimento democrático muito grande”, refere Salvador Malheiro, Presidente da Autarquia.
Em destaque nesta gala estiveram os cinco projetos mais votados neste concurso municipal que fizeram subir ao palco os proponentes para receber o troféu, símbolo do reconhecimento da autarquia. Para a proposta que alcançou o primeiro lugar – e que visava a criação de uma pista de patinagem no Complexo Desportivo do Sargaçal – estava reservada a entrega de um simbólico cheque-gigante no valor de 100 mil euros.
Entre as 38 propostas recebidas, algumas estão já em análise na autarquia para que, no futuro, possam vir a ser também elas colocadas em prática. “Vamos de imediato concretizar o projeto ganhador e, em sede de revisão orçamental, poderemos considerar mais um ou outro projeto”, deixa no ar o presidente do executivo vareiro.
Mas se o Orçamento Participativo 2014 já chegou ao fim, o executivo está já a preparar a nova edição deste concurso. Para já, nada está definido. “A participação, por si só, quase justifica um aumento da verba mas nada está decidido”, adianta Salvador Malheiro, que atira para as últimas semanas de 2014 a decisão final sobre o Orçamento Participativo 2015/2016. Em cima da mesa estão já algumas ideias com vista ao aumento do número de participantes e à forma como a votação se deverá desenrolar.
Nem só de Orçamento Participativo se fez a festa e para entreter a plateia, a prata da casa foi, uma vez mais, opção com atuações da Orquestra de Sopros da Academia de Música do Orfeão de Ovar; de Marisa Almeida e Leco, que se juntaram a Miguel Mendes e do Grupo de Bandolins de Esmoriz que marcou presença com o Ensemble Aleixo. Já ao Agrupamento de Escuteiros de Cortegaça coube a tarefa de dar outro ânimo à gala com uma pequena apresentação de temas e rituais do agrupamento.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Publicidade
Agenda cultura
Neste momento, não temos dados na agenda nesta categoria.
VER TODA AGENDA